Bez kategorii

Qual é o papel das línguas estrangeiras na vida da pessoa hoje em dia?

Durante a nossa educação linguística surgem muitas dúvidas e perguntas importantes. Entre eles frequentemente aparecem as seguintes:

Qual é o papel das línguas estrangeiras na vida da pessoa hoje em dia?

Qual é a razão para estudar idiomas?

Quanto tempo tenho de estudar para falar fluentemente?

Nem sempre é fácil respondê-las. Tudo depende da nossa experiência linguística que determina a perspetiva através da qual olhamos para os nossos estudos. Todos os dias encontramos as pessoas pragmáticas quem sobretudo quer saber se as línguas estrangeiras podem ser úteis e que ajudarão encontrar um trabalho melhor no futuro. Para os outros, fascinados por este mundo misterioso,  as línguas são a melhor maneira de ocupar o tempo livre. O idioma torna-se um amigo com quem podem passar horas a fios. Nem um minuto consagrado a esta atividade é a perda de tempo precioso.

Para mim, pessoalmente, as línguas estrangeiras exercem um papel muito importante na vida da cada pessoa. No mundo multicultural é vital sabermos falar pelo menos um idioma, apesar da nossa língua-mãe. O rei é, sem dúvida nenhuma, o inglês. Há quem possa matar só para ter a certeza que o fala suficiente. Claro, para estes mais curiosos, existem também outras línguas que podem ser demasiado úteis, interessantes e lindos. Por isso, também alemão, francês e espanhol são extremamente populares entre os estudantes.

A aprendizagem de línguas traz muitas vantagens essenciais. Primeiramente facilita uma comunicação entre a gente e permite as pessoas de países diferentes trabalhar juntos. Além disso, nem sempre podemos encontrar as informações necessárias para o nosso trabalho ou estudos na nossa língua materna.  E muitas vezes isto é extremamente importante para desenvolvermos e crescermos como pessoa.

Do ponto da vista pessoal é uma grande oportunidade para conhecer a gente nova e aprender algo mais sobre a cultura, as tradições e a história dum país. Coisa que abre as portas dum mundo novo e incentiva muitos para viajar ou estudar no estrangeiro. É uma excelente oportunidade para a imersão total na língua.

Hoje em dia, a aprendizagem das línguas torna-se mais e mais fácil. Na época de globalização temos imensas oportunidades para mantermos contacto com uma língua estrangeira. Na Internet há várias páginas onde é possível estudar idiomas e praticá-las com os nativos. Tudo isso dá-nos a possibilidade de sentir a língua verdadeira. Aquela que se fala dia a dia.

Talvez eu seja um pouco tendenciosa, porque gosto muito de estudar línguas e não posso imaginar a minha vida sem elas. A meu ver, é uma viagem que nunca acaba.

Reklamy

Skomentuj

Wprowadź swoje dane lub kliknij jedną z tych ikon, aby się zalogować:

Logo WordPress.com

Komentujesz korzystając z konta WordPress.com. Wyloguj / Zmień )

Zdjęcie z Twittera

Komentujesz korzystając z konta Twitter. Wyloguj / Zmień )

Zdjęcie na Facebooku

Komentujesz korzystając z konta Facebook. Wyloguj / Zmień )

Zdjęcie na Google+

Komentujesz korzystając z konta Google+. Wyloguj / Zmień )

Connecting to %s